O excesso de Ácido Úrico pode ser danoso à nossa saúde. Como bem sabemos, é necessário haver equilíbrio, seja na alimentação, ou em qualquer âmbito da saúde.
É necessário que os níveis de Ácido Úrico estejam equilibrados no nosso organismo, se houver um excesso, uma série de complicações podem ser desencadeadas.
Como exemplo temos a gota, que é a mais comum das complicações provida do Ácido Úrico. Esta consiste na calcificação do ácido no local onde o desconforto ocorre, que na maioria das vezes é nos dedões dos pés. E não é só esse, outros eventos também podem ocorrer, como o AVC e o calculo renal.
Existem uma série de alimentos que podem aumentar os níveis de Ácido Úrico, que são eles: Carnes vermelhas e carne de peixe, feijão, couve-flor, bebidas alcoólicas, molhos, entre outros.
A seguir iremos mostrar como funciona a dieta do Ácido Úrico. Esta não é uma dieta com cardápios já prontos, você terá de montar o seu próprio cardápio, com base nos alimentos permitidos. Falaremos a seguir, justamente sobre esses alimentos.
Monte o seu próprio cardápio, inserindo os alimentos permitidos que estarão listados logo abaixo, e evitando os proibidos.
- Cenoura: A cenoura propicia uma série de benefícios para a nossa saúde, por este motivo, tal alimento deve ser consumido com frequência. Além de imunizar o nosso sistema imunológico, a cenoura diminui a quantidade de Ácido Úrico existente no nosso organismo.
- Laranja: Uma das frutas mais poderosas existentes, a laranja é riquíssima em Vitamina C, nutriente esse este essencial para a nossa saúde.
- Semente de abóbora: Uma peculiaridade da semente de abóbora é que a mesma possui uma quantidade considerável de Fibras. Ela também é indicada para indivíduo com alto de teor de Ácido Úrico.
- Limão: Uma outra fonte de Vitamina C, que também é indicada para conter o alto índice de Ácido Úrico.
- Café: Uma boa notícia para os brasileiros, já que o café é bastante cultuado pela nossa gente.
Procure apenas não exagerar na dose, por mais que o café seja uma poderosa bebida que ajuda a regular os níveis de Ácido Úrico, ainda sim o consumo deve ser moderado; a alta concentração de cafeína pode trazer complicações, como a insônia por exemplo.
- Alho: Citando algumas das vantagens do alho, podemos salientar a imunização da visão. Ou seja, o alho ajuda a proteger a saúde do nossos olhos, prevenindo os mais variados tipos de complicações.
- Cebola: A cebola é outro alimento parecido com o alho, ela também ajuda a proteger a visão; e além disso, ajuda a regular os níveis de Ácido Úrico
- Alcachofra: A alcachofra não é um dos alimentos que encontramos com frequência nos pratos dos brasileiros. Mas apesar de não ser tão cultuada, a alcachofra possui o seu espaço. Esses que consomem o alimento com frequência, provavelmente não têm problemas relacionados ao excesso de Ácido Úrico.
Conclusão sobre a dieta Ácido Úrico
Você pôde conferir que alguns alimentos importantes para a nossa saúde podem promover o Ácido Úrico no nosso organismo.
Como exemplo temos os peixes, e as carnes. A minha dica é: por mais que estes alimentos não sejam indicados para indivíduos com excesso de Ácido Úrico, ainda sim o consumo dos mesmos devem ocorrer, pelo fato deles possuírem nutrientes essenciais para o nosso organismo.
O segredo é manter um equilíbrio sobre a quantidade e qualidade dos alimentos utilizados no dia a dia. Se necessário for, procure a orientação de um nutricionista, que o mesmo saberá montar um cardápio adequado para você.
Sem comentários